Um grupo de estudantes da Unidade de Ciências Humanas Sociais e Artes da UniPiaget visitaram, na sexta-feira, 19, a hidrobase de Calheta de São Martinho, situada no município de Ribeira Grande de Santiago, onde se encontram as antigas construções da companhia aérea francesa, Aéropostale.
A visita enquadrada nas comemorações da semana da Francofonia foi toda ela guiada pelo reitor da UniPiaget, Prof. Doutor Wlodzimierz Szymaniak, que contextualizou a história do local numa viagem no espaço e no tempo.
Os estudantes foram aompanhados pela Coordenadora do curso de Ciências da Comunicação, Leonilde Almeida e o Professor de História da Universidade de Cabo Verde, Lourenço Gomes, e eles puderam comparar in loco as imagens do livro Raymond Vanier - "Tout Pour La Ligne" com o lugar atualmente.
Para Tiago Ribeiro, estudante do primeiro ano do curso em Ciências da Comunicação, a visita foi de extrema importância, pois possibilitou o conhecimento de uma parte da história do país que ele desconhecia.
"Até onde eu sabia o primeiro aeroporto do país era na ilha do Sal, mas com esta visita conheci uma outra parte da história e é interessante saber que a Hidrobase foi muito importante para Cabo Verde, mesmo sabendo das condições em que eram feitas as viagens" afirmou Tiago.
De realçar que a Hidrobase pode ser considerada como um aeroporto marítimo, dependendo da qualidade das suas infraestruturas para a operação de hidroaviões na altura.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados