Projeto Criança Empreendedora 2018
À semelhança dos anos anteriores, o Centro de Desenvolvimento Empresarial da UniPiaget realizou, no dia 25 de maio corrente, no Campus da Praia, mais uma edição do projeto “Criança Empreendedora” que contou com a participação dos alunos do 5.º ano do colégio “A turminha”.
Esta edição contou com a parceria da empresa Tecnicil e proporcionou aos alunos um conjunto de atividades de empreendedorismo nomeadamente uma feira e exposição/venda de produtos confecionados pelos próprios alunos desde alimentos, doces, bordados, bijuterias, flores e acessórios para a cozinha.
“Ser empreendedor é ter vontade de criar, ter jeito e para vender os nossos produtos com facilidade e, sobretudo, gostar do que fazemos”, testemunhou a aluna Adriana.
O evento permitiu, também, uma visita guiada às instalações da UniPiaget através da qual os alunos tiveram a oportunidade de presenciar experiências em laboratórios, apresentação da mediateca, etc.
O objetivo do projeto “Criança Empreendedora” é desenvolver precocemente o espírito empreendedor nas crianças e motivá-las no sentido de serem adultos empreendedores, contribuindo assim para o desenvolvimento do setor privado bem como para o crescimento da economia cabo-verdiana.
A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, pretende com o Centro de Inovação e Sustentabilidade, contribuir para a promoção do empreendedorismo, fomentando assim a criação de micro e pequenas empresas e, consequentemente, a criação de empregos. É ainda intenção da Universidade capacitar as pequenas e médias empresas já implantadas com conhecimentos de gestão e apoio em todas as áreas de gestão bem como orientá-las na obtenção de financiamentos disponíveis para a sua actividade.
O CIS, em concertação com a UCEJP, promove e divulga a investigação científica na área da gestão e do empreendedorismo.
Missão
Visão
INFRAESTRUTURAS DE INVESTIGAÇÃO E EQUIPAMENTOS
RECURSOS HUMANOS (3 investigadores e 10 estudantes-investigadores)
Name |
Function |
Academic Studies |
Contact |
Lara Ferrero Gómez |
Coordenadora GIDTPiaget |
PhD Biologia |
lara.ferrero.gomez@gmail.com |
Hélio Daniel Ribeiro Rocha |
Investigador |
MS Saúde Pública |
heliorocha4@gmail.com |
Keily Lucienne Fonseca Silva |
Investigador |
MS Laboratório Clínico de Biologia |
keilylucienne18@ gmail.com |
UCSA students (Unit of Natural Sciences, Health and Environment) |
Estudantes |
Cursos de graduação: Biologia, Análises Clínicas e Saúde Pública, Enfermagem. Cursos de pós-graduação: saúde pública e comunitária |
alunosgidtpiaget@ gmail.com |
Grupo de investigação, inserido na Unidade de Ciências da Saúde e do Ambiente, cuja finalidade é desenvolver linhas de pesquisa sólidas no domínio das doenças tropicais e introduzir aos estudantes na investigação aplicada aos problemas de saúde pública em Cabo Verde.
Coordenação
Profº. Doutor Hélio Rocha
Integrantes
Mestre Hélio Daniel Ribeiro Rocha, Mestre Keily Luciene e estudantes dos cursos de Biologia, Enfermagem, Análises Clínicas e Saúde Pública e Ciências Farmacêuticas da Universidade Jean Piaget.
PROJETOS EM ANDAMENTO EM 2021
PROJECTOS FINALIZADOS
PUBLICAÇÕES
Localização
UniPiaget de Cabo Verde – Campus da Praia Zona Residêncial da Universidade Casa D
Contactos
Telefone: 260 9000
Apresentação
Homologado pelo Conselho Científico da Universidade, no dia 11 de Abril de 2017, e tem como missão coordenar e desenvolver a pesquisa e a extensão na Unidade de Ciências Humanas, Sociais e Artes, numa perspectiva de retroalimentação mútua entre a produção de conhecimento académico, sua disseminação e concretização em práticas sociais.
Coordenação: Prof. Doutora Carla Indira Semedo
Missão e Objetivo
Docente da UniPiaget: História e Trajetórias Académicas
A missão do Centro de Investigação, Relações Institucionais e Formação Avançada (CIRIFA) é a de promover a cooperação institucional e a internacionalização da academia; a investigação e a divulgação científica; a formação avançada e o intercâmbio científico, académico e cultural.
As atividades do Centro de Investigação, Relações Institucionais e Formação Avançada são as inerentes a:
Projetos em Curso
link do projeto: https://www.unic.ac.cy/coronavirus/mortality/
Os projetos da ação KA1 são projetos de mobilidade para fins de aprendizagem de estudantes, pessoal docente e pessoal das instituições de ensino superior.
Na UniPiaget temos vários projetos de mobilidade a decorrer com universidades parceiras:
a - PROJECTO Jean Monet Network, Programa AMENET – Grant Agreement Nr-2018-2030/001-001, “The European Union, Mediterranean and Africa integration in the Global Age”. AMENET website: English: https://www.amenet.eu/ ; French: https://www.amenet.eu/fr/
b - Mobilidade para estudantes, professores e staff
Projetos finalizados
Links importantes:
Documentário na TV Record de Cabo Verde em outubro 2019. A jornalista Edneia Barros foi a vencedora da primeira 1ª edição do Prémio Nacional do Jornalismo Ambiental com esta reportagem.
Reportagem da TV5Monde
(https://www.tv5monde.com/emissions/episode/destination-francophonie-destination-cap-vert-1).
Página da Baía do Inferno e Monte Angra.
https://www.baiadoinferno.org/
NORMAS E PROCEDIMENTOS
A Comissão Científica avaliou os resumos, tendo informado o autor principal das comunicações científicas aceites, via email e telefone, até o dia 16 de maio de 2022.
As comunicações foram submitidas através do preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site da UniPiaget.
Os resumos das comunicações submetidos ao 1º Simpósio de Investigação Científica, devem ser resultantes de trabalho científico original e só serão aceites para apreciação se obedecerem os critérios de apresentação. A temática é diversa e abrangente, podendo-se apresentar qualquer trabalho de cariz científico de estudantes, docentes, investigadores dos diferentes cursos e grupos de investigação da universidade.
Os resumos foram remetidos à Comissão Científica do Simpósio, sem qualquer referência dos seus autores.
Os resumos das comunicações foram apreciados segundo quatro critérios:
Novidade e originalidade: o trabalho faz um avanço intelectual contribuindo de forma inovadora ao conhecimento, seja por novos métodos, novos resultados empíricos, ou novas interpretações teóricas.
Significado e importância: o trabalho adiciona algo ao corpus do conhecimento, produzindo um impacto que melhora o entendimento ou a prática.
Relevância: o tema está dentro do interesse da comunidade científica e/ou dos desafios do país
Solidez e rigor (rigor técnico ou científico) que está relacionado com a precisão metodológica, coerência e integridade, qualidade da argumentação, lógica na interpretação dos dados.
Cada um destes itens foram classificados de 0 a 5 pontos, sendo a classificação final expressa pela sua soma (correspondendo a uma escala de 0 a 20).
A proposta da Comissão Científica será outorgada o Prémio à melhor comunicação científica. O prémio não tem dotação económica, apenas comporta o reconhecimento científico.
A exposição das Comunicações Orais será realizada em formato híbrido, presencial e não presencial. Poderão ser feitas em português ou inglês, com tempo de exposição máximo de 10 min e 5 min para perguntas e discussão com o público.
Todos os autores das comunicações científicas apresentadas receberão um certificado de participação.
Comissão Organizadora e Científica do Simpósio
Programação - 1º Simpósio de Investigação Científica
Anais - I Simpósio de Investigação Científica
Cabo Verde tem feito progressos inegáveis no domínio da saúde sendo que a formação e reflexão científicas têm acompanhado e apoiado em boa medida esta evolução. No entanto, não obstante os avanços registados subsistem desafios que, de acordo com o documento estratégico que consagra a Política Nacional de Saúde (2007 – 2020), se prendem com as mudanças observadas no perfil epidemiológico do país, as crescentes expectativas dos cabo-verdianos em matéria de saúde, bem como a insuficiência de recursos para fazer face às demandas do sector.
Os desafios da saúde pública em Cabo Verde incluem a eliminação das desigualdades no acesso à saúde e a urgência na assunção de uma perspetiva preventiva e multissectorial que alargue o campo de estudo, formação e intervenção em saúde, considerando não apenas os serviços formais e hospitalares mas, fundamentalmente, os contextos comunitários e os determinantes sociais da saúde, com enfase na educação, na qualidade de vida e do ambiente e na promoção da participação das pessoas, com vista a melhorar o nível de saúde das populações.
Desde a sua criação em 2001 a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde tem vindo a promover a formação académica e a reflexão científica no domínio da Saúde, desenvolvendo um leque variado de cursos de graduação (Enfermagem, Análises Clínicas, Fisioterapia, Ciências Farmacêuticas), de pós-graduação (Doenças Infeciosas e Tropicais, Saúde Pública e Comunitária) e CESPS (Saúde Comunitária e Controle de Endemias) e a investigação (Grupo de Investigação em Doenças Tropicais) neste domínio.
Com este número especial da sua revista científica Contacto, a UniPiaget pretende promover e divulgar contribuições originais no domínio da Saúde Pública e Comunitária, revisadas por especialistas, nacionais e internacionais, abordadas e apresentadas numa perspetiva teórica, histórica e empírica, enfatizando a interdisciplinaridade intrínseca a este setor de análise.
Para ter acesso aos artigos da Revista Contacto, segue o link: https://www.unipiaget.edu.cv/file/evento152251402.pdf
© 2024 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados