No dia 28 e 30 de novembro cerca de 200 pessoas participaram, presencialmente e on-line, nas palestras proferidas por Doutora Ana Carvalho no Estúdio de Televisão da universidade.
O evento foi realizado no âmbito das formações programadas pela reitoria para o público local e internacional. As palestras, moderados pela Diretora da Unidade de Ciências Humanas, Socais e Artes, mestre Elisangela Barros, contaram com a participação de vários estudantes de graduação e pós-graduação e convidados de vários países.
Os temas abordados foram: Inteligência Emocional – e os Soft – Skills na perspetiva da vida organizacional. A oradora defendeu a hipótese que os gestores geralmente valorizam os hard skills (ou competências tangíveis), embora a inteligência emocional e os soft skills sejam decisivos para um bom clima interno e, em consequência, para a produtividade e sucesso da organização.
A negligência da inteligência emocional frequentemente cria riscos de desmotivação e até de mal-estar desnecessário. A oradora sublinhou também que muitos trabalhadores, a nível global, ficaram psicologicamente fragilizados após a pandemia de Covid-19.
A Doutora Ana Carvalho tem o Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de Lisboa, Doutoramento em Gestão na UTAD – Universidade de Trás dos Montes e Alto D’Ouro, Mestrado em Educação e Mestrado em Desenvolvimento Humano com Especialização em Educação a Distância, em Metodologia do Ensino Superior e em Consultoria. Licenciada em Gestão e em Psicologia é Colaboradora e Conteudista em diversas Universidades, Institutos Superiores e Entidades Formadoras, onde leciona módulos na área de Gestão de Pessoas (Soft Skills-Inteligência Emocional-Liderança Positiva-Resiliência) em cursos de Graduação e Pós-Graduação é Membro da Comissão Especial de Recursos Humanos e da Comissão Especial de Empreendedorismo do Conselho Regional de Administração (RJ/Brasil) é membro da SOBRARE - Sociedade Brasileira de Resiliência, membro do FORGES - Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Portugal).
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados