Para fechar com chave de ouro a etapa de licenciatura, um grupo de estudantes do 5º ano do curso de Arquitetura da UniPiaget (Praia) desenvolveram, durante 6 meses, um projeto inovador de requalificação da cidade de Ribeira Grande de Santo Antão.
Como surgiu o projeto?
Segundo Odair Brito, um dos elementos do grupo, a escolha do Município de Ribeira Grande partiu de um dos colegas que é natural da ilha das montanhas.
Na sequência, contataram a edilidade para identificar as necessidades da povoação tendo em vista a requalificação do centro Sete Sois Sete Luas. Assim, no final de fevereiro, partiram para Santo Antão com a finalidade de fazer o levantamento de dados e as entrevistas no terreno. Após esta análise, já no mês de março, começaram a elaborar um estudo prévio, e passaram para o anteprojeto e deram seguimento ao processo.
Acompanhamento na UniPiaget…
A ideia foi submetida à universidade que deu a devida atenção e apoio para a sua realização. O mesmo teve o acompanhamento especial do professor e Arquiteto, João Pedro Martins, que orientou os estudantes durante toda a execução e divulgação.
Apresentação final
A apresentação do projeto final aconteceu no passado dia 16 de agosto, no Centro Sete Sois Sete Luas, em Ribeira Grande, ilha de Santo Antão, seguida de uma exposição pública.
O académico Odair Brito expressou, em nome do grupo, a gratidão para com aqueles que apoiaram na realização deste projeto, principalmente à UniPiaget que fez jus ao slogan “a melhor opção”. “Espero que os jovens arquitetos sejam mais pró-ativos e ousados, pois eles têm toda a capacidade de mudar as nossas ilhas e de exercer, também, o seu papel social”.
Convém lembrar que a maioria destes estudantes participaram na Oficina de Arquitetura Brasileira, realizada em 2017, onde nasceu o Projeto Arquitetónico “Nôs Casa” do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados