O Grupo de Investigação em Doenças Tropicais (GIDTPiaget) da UniPiaget, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública da Albânia representado pelo Dr. Elton Rogozzi, apresentaram no dia 17 de março, o projeto “Tecidos com repelentes naturais como nova estratégia de combate aos mosquitos em Cabo Verde”.
O objetivo deste projeto inovador é a busca de soluções novas e mais respeitosas com a saúde ambiental, neste caso, o uso de tecidos impregnados com substâncias vegetais que têm efeito de repelência para os mosquitos transmissores da malária, do zika e da dengue em Cabo Verde.
“O projeto é fruto de uma parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública da Albânia, que tem uma vasta experiência na área. Essa cooperação é excelente, pois permitirá a GIDTPiaget avançar com outra linha de investigação no combate a doenças transmitidas por mosquitos e proporcionar novas experiências aos estudantes”, salientou a Diretora da CIRIFA, Professora Doutora Lara Gomez.
Segundo Dr. Elton Rogozzi, o tecido funcionou em outros países como EUA e India, e essa estratégia adaptada a Cabo Verde pode evitar o uso de inseticida que são tóxicos para a saúde publica, meio ambiente e um importante instrumento no combate a dengue e zika, que são doenças transmitidas por mosquitos. O tecido pode ser aplicado em qualquer tipo de material, desde roupas a tapetes, cortinas, lençóis, entre outros.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados