A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde acolherá no dia 21 de março, a partir das 12h30 na sala B210, uma palestra intitulada “Aventura literária na Acushnet Avenue" do investigador, escritor e vencedor da 4ª Edição do Prémio Literário Arnaldo França, José Cabral.
Cabral, escritor da obra “Acushnet Avenue – Pelos caminhos de Chiquinho”, uma obra de continuação de “Chiquinho”, de Baltazar Lopes da Silva.
“Acushnet Avenue – Pelos caminhos de Chiquinho” é um livro que conta a história de Chiquinho na emigração, nos Estados Unidos, e acompanha o seu regresso a Cabo Verde, vinte anos depois, à sua terra natal, São Nicolau.
Em entrevista à Inforpress, José Cabral disse que esta obra é um “desejo irrealizado” de Baltasar Lopes que se concretiza nas páginas de Acushnet Avenue. De acordo com a mesma fonte, o escritor cabo-verdiano Baltazar Lopes da Silva pretendia escrever um segundo romance que daria seguimento ao romance “Chiquinho”, mas que por razões várias não o pôde escrever.
Segundo Cabral, através deste segundo romance, Baltazar Lopes pretendia conhecer o fenómeno da emigração e emprestar ao personagem “Chiquinho” a sua continuidade. Trabalhando no Museu da Pesca, pesquisando a fundo a História da Baleação em Cabo Verde, o investigador disse que entendeu bem esse período que serviu de inspiração e que permitiu “dramatizar e ficcionar “ este seu terceiro livro.
Segundo a mesma fonte, o título do romance deve-se a uma das ruas emblemáticas da baixa de New Bedford, nos Estados Unidos, onde se encontravam muitos cabo-verdianos. Para Cabral, este livro representa uma “grande responsabilidade”, considerando que “não foi uma tarefa fácil” porque teve o desafio de seguir os rastos de Chiquinho e sem “copiar o estilo” de Baltazar Lopes.
O livro permanece em aberto, segundo Cabral, para quem pretender escrever um terceiro romance de continuação de “Chiquinho”.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados