Caríssimos,
Estamos a caminhar para o final do ano de 2021, um ano que não nos foi fácil pelas circunstâncias vivenciadas, provocadas essencialmente pela crise sanitária que consigo arrastou outras crises nas diferentes esferas da vida pessoal, social e económica e profissional.
O momento que antecede as festas de passagem de Ano a todos convida para uma necessária reflexão sobre que futuro nos aguarde o ano de 2022, nesse clima que é de incertezas, pois, quando tudo levava a crer que a situação da pandemia estava sob controlo, eis que de repente, tudo parece voltar ao avesso, nos impondo mais regras e mais restrições.
A nossa universidade também está sendo muito afetada por essa crise, mas tem sobressaído a nossa capacidade de resiliência para enfrentá-la. E se chegamos até aqui, estou certa de que iremos todos, mas todos juntos conseguir fazer face a esses desafios e encontrar vias alternativas para transformá-los em oportunidades de desenvolvimento.
Em 2022, mais do que em 2021, o nosso foco será sempre nas pessoas, centro e razão de ser desta universidade, pois temos orgulho do caminho traçado nesta que é a casa da ciência e do conhecimento, mas ao mesmo tempo de sermos uma universidade comprometida socialmente com a inclusão, a saúde e o bem-estar da nossa comunidade.
Como os desafios nos engrandecem, estamos apostando fortemente na qualidade do ensino e dos serviços que prestamos e assim vamos manter e avançar no que exitosamente conquistamos para a nossa universidade ao longos dos tempos nos domínios da investigação, da extensão e caminhar a passos largos para a internacionalização.
Apesar do ano de 2021 ter sido um ano muito difícil, 2022 não irá ser um ano fácil, temos de manter a calma, estar otimistas e essencialmente vigilantes, seguindo todos os protocolos que estão em vigor para combater o vírus. Neste quesito a mensagem é de esperança, confiança e das cautelas necessárias para a segurança do nosso coletivo nesta universidade.
Antes de terminar queria endereçar nesta mensagem os meus votos institucionais e pessoais de um bom ano de 2022 que certamente será um ano melhor que 2021, pois temos razões para pensar que assim será.
Aos docentes e familiares votos de muita criatividade e ternura na caminhada pessoal e profissional
Aos discentes serenidade e êxitos nos estudos,
À comunidade no geral responsabilidade coletiva
Boas Festas e Feliz Ano Novo
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados