O docente e coordenador do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública da UniPiaget, Doutor Hélio Rocha, fez hoje, 17 de junho, a apresentação e defesa da tese de doutoramento na área da Medicina Tropical, um programa do Instituto de Higiene e Medicina tropical da Universidade Nova de Lisboa.
A tese intitulada “The role of α-Gal (Galα1-3Galβ1-4GlcNAc-R) on Plasmodium spp. sporozoites in Anopheles spp. mosquito salivary glands invasion” teve como orientadores o professor Catedrático Henrique Silveira e o professor Ph.D. João Rodrigues, procurou compreender a interação entre Plasmodium e o mosquito Anopheles, que segundo o autor da tese é crucial para o desenvolvimento de estratégias de controle e eliminação da malária em áreas endêmicas.
Ainda nesse trabalho investigou o papel da α-Gal durante a invasão das glândulas salivares de Anopheles spp. e estabelecer a origem da α-Gal presente no Plasmodium.
A conclusão que se chegou desse estudo é que o antígeno α-Gal está presente em todo o ciclo esporogónio do Plasmodium, apresentando uma origem não exclusiva dos mosquitos. Os dados sugerem que α-Gal está envolvida na invasão da glândula salivar dos mosquitos, possível por meio da interação do recetor, mas não por processo de glinding.
Doutorado em Medicina Tropical, Hélio Rocha foi estudantes da UniPiaget no curso de licenciatura em Análises Clínica e Saúde Pública e desempenhas atualmente as funções de docente e coordenador de curso.
A apresentação e defesa da tese de doutoramento foi realizada via plataforma zoom a partir do estúdio de televisão da UniPiaget.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados