A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde acolheu nesta quarta feira, 9 de junho, no anfiteatro B114/115, uma conferência intitulada ‘’Desafios das empresas e o quadro jurídico que as sustenta’’.
A iniciativa advém com o objetivo de colmatar a falta de informação ligada as alterações feitas no código laboral cabo-verdiano ao longo dos anos e os desafios das empresas em tempo de pandemia.
A mesma contou com um elenco de conferencistas/especialistas como Dr. Déni Mendes (Advogado e consultor), Dr. José Neves (Secretário-geral da Câmara De Comércio de Sotavento) e Dr. Mário Sanches (Presidente da Associação das Agências de Viagens e Turismo de Cabo Verde) que partilharam as suas experiências nessa matéria.
De acordo com o Secretário-geral da Câmara De Comércio de Sotavento, José Neves, o momento proporcionou a partilha de conhecimentos e incentivo aos estudantes para adquirirem informações e realizarem debates sobre os desafios das empresas em Cabo Verde, produtividade e desafios da economia.
“As leis só são legisladas, mas não são aplicadas, em Cabo Verde tem a tradição de copias na Constituição de Portugal, colocando como difícil e carregada a interpretação dos códigos, com isso há enormes desafios.” salientou Dr. José Neves.
Por sua vez, Presidente da Associação das Agências de Viagens e Turismo de Cabo Verde, Dr. Mário Sanches, frisou que para ultrapassar essa crise pandémica deve-se haver uma parceria entre o governo, bancos e as empresas, sendo o desafio maior a restruturação das empresas, afirmando ainda que o nosso turismo não será como antes, e não haverá o turismo em massa.
O mesmo disse ainda que “Antes da pandemia o turismo representava 25% do PIB de Cabo Verde, os impactos da covid-19 são enormes, porque o turismo foi gravemente afetado. O lei off salvou as empresas”.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados