A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género – ICIEG, Rosana Almeida, esteve presente nas atividades da celebração do 20º aniversário da UniPiaget de Cabo Verde enquanto oradora na conversa aberta intitulada “O papel da juventude feminina no empoderamento político e económico da sociedade cabo-verdiana”, que decorreu no auditório da UniPiaget.
Durante a sua alocução, Rosana Almeida citou alguns marcos importantes que, segundo a mesma, farão de Cabo Verde uma referência na questão de género a nível do continente africano, pois, os resultados da lei da paridade já são visíveis. A saber:
“Nos 25 anos da criação do ICIEG e 10 anos da lei VBG, Cabo Verde tem dado passos de gigante na questão de género”. Acrescentou ainda que, hoje, são cerca de 200 mulheres no poder autárquico, e um aumento de 37.5% de mulheres no parlamento.
Um outro dado trazido pela Rosana Almeida é que as próximas gerações terão outras preocupações que não seja o desequilíbrio de género a favor das mulheres, considerando que o número de meninas nas instituições de ensino é superior ao número de rapazes e homens.
Também deixou a recomendação de que “Todas as mulheres devem ter a consciência dos seus direitos. É preciso ter mais mulheres na esfera de decisão, ter a noção de que todas podem, conseguem, e têm nas suas mãos o poder de mudança.”
Sem esquecer o papel da edução, a presidente do ICIEG ressalta a importância de trabalharmos nesta vertente, pois, considera que o ensino é o principal promotor da igualdade, equidade e género.
Termina, reforçando que empoderar as meninas significa, também, empoderar os homens.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados