No âmbito das comemorações do dia do professor cabo-verdiano, celebrado anualmente a 23 de abril, o Prof. Doutor Euclides Furtado, docente da UniPiaget, participou como palestrante do primeiro Seminário Municipal de Educação, realizado na passada quinta-feira, pela Câmara Municipal de Santa Cruz e a Delegação local do Ministério de Educação, sob o lema “Ser Educador, Desafios do Presente e do Futuro”.
A realização desse primeiro seminário aconteceu também no quadro das celebrações dos 50 anos da criação do município de Santa Cruz.
E ao longo do evento foram apresentados quatro painéis, e esteve sobre a mesa a questão do elevado custo das novas tecnologias do país, que é um dos empecilhos na inclusão de todos no atual contexto de ensino e aprendizagem, segundo o docente da UniPiaget, Euclides Furtado.
“Não podemos ter a internet mais cara do mundo se nós queremos uma educação de qualidade, isso não é compatível, se não investimos na capacitação dos professores e não investimos na melhoria da internet”, salientou Euclides Furtado.
O mesmo afirma ainda que várias pessoas no interior da ilha de Santiago não têm acesso a luz elétrica e internet, sendo impossível acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente á distância.
Realçou, na ocasião, que o governo deve esforçar para criar as condições necessárias para que as pessoas possam trabalhar e corresponder ao novo perfil do aluno que chega as escolas.
Os oradores presentes no seminário apontaram diversas outras necessidades, para que os professores e os próprios estudantes tenham acesso as novas tecnologias com o menor custo possível para a inclusão de todos.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados