No dia 04 de março foi aprovado em Conselho de Ministros, a delimitação do Parque Natural da Baía do Inferno e do Monte Angra - PNBIMA, situada na ilha de Santiago, sendo promulgado no Boletim Oficial do dia 05 de abril de 2021.
A proposta de criação do Parque Natural da Baía do Inferno e do Monte Angra é fruto de uma parceria entre a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e algumas outras organizações como a Embaixada de França em Cabo Verde, Associação Lantuna e ECOCV, a UNICV e a Universidade de Algarve, sendo a UniPiaget a primeira mentora desse projeto, desde 2012.
Então, o PNBIMA passa a integrar a Rede Nacional das Áreas Protegidas, assim como designa as coordenadas, referências e o croqui cartográfico.
A Baía do Inferno é um parque natural com uma componente marinha e está localizada no concelho de Santa Catarina, ao sul da aldeia piscatória de Porto Rincão.
Segundo o reitor da UniPiaget, Prof. Doutor Wlodzimierz Szymaniak, o PNBIM é o resultado de um esforço de todas as partes envolvidas, afirmando que “já é uma realidade”.
A Baía de Inferno e do Monte Angra apresenta muitas atratividades paisagísticas, como um vulcão extinto com cratera bem delineada e é um local ideal para caminhadas de montanha, passeios marítimos e mergulho. Outras atividades que podem ser realizadas no local é o passeio pedestre e o desporto com bicicleta de montanha e ao visitar o PNBIM há vários miradouros naturais de diversas altitudes e orientações.
Veja nesse link (https://www.youtube.com/watch?v=iGMTNmn__a4) as imagens do Parque Natural da Baía do Inferno e do Monte Angra.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados