Fotografia José Alves
A Universidade Jean de Cabo Verde em parceria com a Embaixada de França em Cabo Verde e a Associação Cabo Verdiana de Ecoturismo preparam-se para a inauguração do painel comemorativo de Júlio Verne, no farol de Ponta Leste no município de São Domingos.
A inauguração do painel está prevista para o dia 26 de fevereiro às 10h e tem como principal objetivo relembrar a importância crucial do Farol de Ponta Leste para a segurança da navegação, devido ao caráter perigoso da costa oriental de Santiago, que hoje se encontra praticamente esquecido.
A Ponta do Lobo ou a Ponta Leste é a finisterra oriental da ilha de Santiago e, desde há séculos, detém a má fama por causa das fortes ondulações, frequência de bruma seca e baixios perigosos, que despertaram o interesse do escritor francês, Júlio Verne, que tinha predileção por paisagens e cenários misteriosos.
De acordo com o guia náutico de Christiano de Senna Barcelos (1892), o farolim “começou a funcionar em 1º de janeiro de 1886, sendo fixa a luz, encarnada, que ilumina 210º 30’ do horizonte visível à distância de sete a oito milhas. A luz está colocada na parte exterior de uma cabana de alvenaria de forma rectangular que serve de alojamento ao faroleiro”.
O farol de Ponta Leste faz parte do livro de Júlio Verne, Agência Thompson and Company (1907), um romance que cita os passageiros do navio Seamew, que após uma viagem após uma viagem cheia de peripécias pretendiam chegar à cidade da Praia, imaginada e idealizada como uma promessa.
A inauguração do painel comemorativo no farol de Ponta Leste enquadra-se no âmbito do projeto de valorização dos sítios históricos de presença francesa em Cabo Verde - herança esquecida, liderada pela universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
No âmbito do referido projeto já foram instalados postes de sinalização na trilha da Aldeia Entre Picos de Reda ao Monte Angra e a inauguração dos painéis informativos em Monte Angra e em Calheta de São Martinho.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados