Brucy Centeio, antigo aluno da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática, acaba de ser selecionado como um Media Developer Experts (MEDs) pela Cloudinary.
O MDEs reconhece ou seleciona o galardoado para um programa concebido pela Cloudinary. A partir daqui, o indivíduo, desenvolvedor ou influenciador, ganha espaço – nacional e internacional – para compartilhar seus conhecimentos, experiência e visão em eventos da comunidade e em redes sociais, avançando nesse percurso com total suporte da Cloudinary.
Os MDEs são considerados gurus, mentores, defensores do desenvolvedor, escritores técnicos, falantes tecnológicos, organizadores de conferências.
Sabe-se que o programa MDE reconheceu o trabalho exemplar por ele realizado no seu ecossistema e enviou-lhe um convite exclusivo para participar deste programa.
O reconhecimento como Media Developer Experts
“Foi inesperado, mas fiquei bastante feliz pelo reconhecimento”, afirma Brucy, expondo o seu sentimento pelo facto de ter sido acolhido pela Cloudinary.
Consumado esse reconhecimento, o antigo aluno da UniPiaget perspetiva novos objetivos: “Fazer parte desse grupo de desenvolvedores e influenciadores ao mais alto nível requer que nos apliquemos mais e que façamos mais para a comunidade, mais e mais, com um maior nível de qualidade, pois, agora os olhos de experts estão em cima e os suporte/network são outros”, refere Brucy Centeio.
Reconhece e lembra ainda que a UniPiaget foi a ponte onde teve o primeiro contacto com a programação e de onde pôde fazer um network com os docentes fundamentais para o seu crescimento profissional – que agora começa – e encontrar os seus sócios da Zing Developers (colegas de curso).
A vida profissional
Atualmente, Brucy Centeio segue a sua vida profissional em três caminhos, graças a formação de base sólida obtida durante os quatro anos que frequentou a UniPiaget. Ele é colaborador do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) há mais de sete anos, tendo contribuído para a implementação da e-Gov e transformação digital de Cabo Verde e de alguns outros países pelo continente, tais como: S. Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné Equatorial.
Recentemente, fez parte de uma equipa muito forte de outsourcing, também denominada de Outcode, desenvolvendo produtos e serviços para a indústria da comunidade europeia (Bélgica e França).
Este antigo aluno atuou também como empreendedor, em 2013, tendo fundado uma micro-pequena empresa denominada “Zing Developers, Lda”, focada no desenvolvimento de soluções mobile, prestando serviços para empresas dos sectores privado e público, desenhando e desenvolvendo produtos e serviços inovadores e de grande valor para clientes nacionais, entre os quais a Garantia Mobile e Nha CVMóvel.
Como voluntário, Brucy lidera também algumas comunidades, nomeadamente a Google Developers Group Praia (GDG PRAIA) e a Facebook Developer Circle Praia, todos com o intuito de conectar e facilitar a colaboração entre desenvolvedores locais.
Ele aconselha os estudantes da comunidade académica da sua área de formação, e não só, a pensarem e a projetarem a carreira para além do campus universitário e de Cabo Verde.
“Para os alunos de informática, tendo o domínio do inglês, o mundo logo se torna pequeno e podem trabalhar hoje para qualquer país ao mais alto nível. Basta acreditarem, aprenderem (learn), pôr as mãos na massa (build) e, principalmente, fazer network”, assegurou Brucy Centeio.
Realçou ainda a forte aposta na capacitação e certificação online. Mas advertiu que muito mais do que o certificado ou o conhecimento adquirido, o network com os outros alunos é algo muito bom e deve ser levado em conta.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados