A estudante do curso de Ciências da Educação e Praxis Educativa da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde Neyma Pereira criou, recentemente, um projeto de cariz social designado “Prendi Li”, cujo objetivo é consciencializar pais e encarregados de educação sobre o abuso sexual infantil na ilha da Boa Vista.
Estruturado em várias sessões de formação e atendimento através das plataformas digitais, o projeto “Prendi Li” pretende ajudar, esclarecendo não só os responsáveis institucionais como as crianças e adolescentes sobre as diversas e simples formas de identificar casos de abuso sexual e pedofilia.
A iniciativa visa incutir na mente e na forma de ação dos pais e encarregados de educação as melhores práticas de travar situações de abuso e agressão sexuais contra menores, particularmente através do chamado “toque do semáforo”.
Este conceito – o “toque do semáforo” – segundo explica Neyma Pereira, indica as partes do corpo onde podem ou não ser tocadas sem permissão das vítimas potenciais. No fundo, as partes corporais chamativas de atenção ou que, no mínimo, indiciam riscos e tentação do abusador sexual ou instinto de pedofilia.
Para a mentora do projeto, a educação perfila-se como a arma e o recurso mais poderoso que podemos utilizar contra o abuso sexual infantil.
“Queremos que as nossas crianças saibam, desde cedo, identificar os sinais de abuso sexual e como pedir ajuda”, sustentou a jovem empreendedora.
Neyma Pereira salienta o fato de a maioria dos casos de abuso sexual ocorre dentro da residência da vítima, razão pela qual destaca o papel dos responsáveis na identificação desses casos, sugerindo estratégias de posicionamento.
“É uma forma de travar o abuso sexual infantil e a pedofilia na ilha de Boa Vista, começando pela base e trabalhando com os pais e encarregados de educação para, assim, orientarem as suas crianças sobre a melhor forma de detetarem quaisquer tentativas de abuso”.
Adianta ainda que os pais estarão sempre em contato com os envolvidos do projeto “Prendi Li”, através das redes sociais, onde vão ser também divulgados conteúdos pedagógicos e interativos sobre a educação sexual.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados