Cabo Verde celebra, hoje, 14 de setembro, o “Dia Nacional do Código”, um desafio lançado pela Secretaria de Estado de Inovação e Formação Profissional que, em 2019, introduziu Cabo Verde no mapa da “Hora do código” – movimento global que busca mostrar como é possível aprender um pouco de programação em apenas uma hora.
Estão envolvidas todas as Web Labs instaladas nas escolas de Cabo Verde, abrangendo cerca de seis mil alunos dos 12 aos 17 anos de idade, e tendo como parceiros globais o Code.org. e o IBM Z Day.
Importa referir que este último – o IBM Z Day – é uma iniciativa global, completamente aberta e gratuita, que acontece durante um dia. Conta com a participação de mais de 50 especialistas do “mundo tech” para falarem das tendências e inovações do setor.
Este evento, preparado para celebrar o “Dia Nacional do Código”, contará com uma sessão especialmente programada para a comunidade social, em Cabo Verde e na diáspora. Espera-se que proporcione uma experiência de aprendizagem imersiva, através de uma aula de algoritmo e programação LIVE com o Músico e Embaixador da Cabo Verde Digital, Dino de Santiago.
Contará ainda com a participação do Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Dr. Pedro Lopes, sendo ele um dos oradores a se dirigir a uma audiência global de mais de 3.500 participantes. Uma forma de promover as ações que Cabo Verde tem feito neste domínio.
As inscrições para participação nesta iniciativa global estão abertas através do endereço https://ibm.biz/ibmzday, podendo, igualmente ser acompanhado via LIVE na página do Facebook da Cabo Verde Digital.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados