A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde criou um projeto inovador designado “Volta Pa Kasa”, pretendendo com o mesmo disponibilizar condições especiais ao regresso à instituição dos seus antigos estudantes que outrora desistiram – ou adiaram sine die – as suas ambições formativas.
Trata-se de uma forma de, agora sim, concluírem definitivamente as suas formações académicas, estando já agendado um encontro de esclarecimento para esta sexta-feira, 04, a partir das 17h00 no auditório da UniPiaget.
A iniciativa, que levou em consideração o elevado número de desistência a meio percurso, pretende flexibilizar aspetos diversos, como as questões financeiras para que os estudantes com disciplinas e propinas em atraso, por exemplo, venham terminar o curso, agora em condições especiais.
Os processos de regresso serão analisados caso a caso, sendo também a considerar a possibilidade de pagamento das propinas em prestações, disponibilização de cursos em horários pós-laborais, inscrição em disciplinas avulsas e creditação por competência. Estas são apenas algumas das medidas ponderadas e aprovadas pela Universidade para atrair e facilitar a retoma dos antigos estudantes aos seus projetos de estudo.
A partir desses incentivos, de acordo com a administradora geral da UniPiaget, Roseli Monteiro, os estudantes poderão dedicar-se doravante com mais tranquilidade aos estudos, avançando e progredindo sem os limites tradicionais impostos pela natureza de estudos avançados.
Congratulando-se com o facto de a UniPiaget ter formado já mais de 2000 estudantes, defendeu que todo o engajamento para que aqueles que um dia escolheram frequentar esta instituição de ensino concluam as suas formações, agora com um sucesso maior, prosseguindo – concomitantemente – a sua atividade extra-universidade.
Roseli Monteiro adiantou, por outro lado, que o projeto “Volta Pa Kasa” é uma forma de incentivar todos os estudantes a permanecerem na universidade e a se envolverem mais, do início ao final do curso. Uma forma de diminuir a taxa de abandono, principalmente quando o empecilho for a dificuldade financeira.
“Percebemos com alguma preocupação um percentual considerável de estudantes que não consegue concluir a formação. Muitos priorizam o trabalho, dispondo de poucas condições para se dedicarem aos estudos e perigando a sua conclusão, o que os torna vulneráveis, com caminho aberto ao abandono” – diz Roseli Monteiro.
Salienta que o projeto “Volta Pa Kasa” poderá contribuir para mudar esse quadro, visto que os estudantes mais atingidos geralmente vêm de famílias com baixa renda, muitos dos quais não beneficiários de bolsas de estudos.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados