A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública, foi selecionada no concurso Gulbenkian “Acesso a kits de equipamento para impressão em 3D”, tendente a reforçar a capacidade de resposta ao COVID-19 no país.
Esses kits de impressão em 3D são compostos por duas impressoras e respetivos consumíveis e são destinados às instituições de ensino superior, tecnologia ou de investigação dos PALOP.
Pretende-se com a distribuição desses equipamentos aos PALOP a promoção de uma maior aproximação das instituições universitárias e científicas às instituições de saúde, bem como reforçar, a médio prazo, as iniciativas de inovação social para fins de investigação e outras iniciativas-piloto.
A impressão 3D, também conhecida como “prototipagem rápida”, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva, onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.
Os selecionados do concurso Gulbenkian, para além de receberem os equipamentos de impresaão 3D serão beneficiados com uma formação online para sua melhor gestão e utilização, havendo também a possibilidade de apoio por uma central de ajuda, durante um determinado período após a receção do kit.
O concurso “Acesso a kits de equipamento para impressão em 3D”, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, enquadra-se no âmbito da sua resposta global contra pandemia do COVID-19. Pretende distribuir 12 kits de impessão em 3D.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados