A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e a Comissão Nacional das Eleições - CNE assinaram no dia 17 de junho, um protocolo tendente à melhoria do sistema democrático de Cabo Verde por via educacional.
O documento foi rubricado nas instalações da CNE pelos representantes da UniPiaget, reitor, prof. Doutor Wlodzimierz Szymaniak e Administradora Geral, Dra. Roseli Monteiro, e pela Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Dra. Maria do Rosário Gonçalves.
Outro objetivo do protocolo acentua-se na realização conjunta de formações cívica e eleitoral para estudantes da UniPiaget e para o público em geral, contribuir de forma sustentável para a formação de cidadãos capazes de ter uma participação responsável e cívica em matéria eleitoral, bem como na organização e gestão das eleições em todo o país.
No ato de assinatura, a Administradora Geral da UniPiaget, Roseli Monteiro, realçou a importância da participação na vida política-eleitoral do país, destacando que a qualidade da democracia depende também da qualidade da educação e credibilidade das informações disponibilizadas aos cidadãos.
Recordou que desde de 2016 que a UniPiaget e CNE vêm desenvolvido ações conjuntas junto da comunidade académica, nomeadamente conversas abertas, disponibilização de espaços para alocuções e sensibilização dos universitários no que tangue ao sistema democrático cabo-verdiano.
“Há muito que trabalhamos em conformidade e a assinatura deste protocolo veio formalizar todos esses atos já realizados e em curso, abrindo caminho para novos projetos e outras potencialidades” – acrescenta.
A Comissão Nacional das Eleições compromete-se em apoiar a UniPiaget na promoção e realização de conferências, colóquios, seminários, cursos de extensão e outras iniciativas cientificas sobre a cidadania politica eleitoral.
Refira-se e que em prespetiva estão as próximas eleições autárquicas, previstas para Outubro de 2020
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados