A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde recebeu na terça-feira, 16, a visita do Grupo Parlamentar do Movimento Para Democracia – MPD, interessada em conhecer as medidas de estímulo académico adotadas por esta instituição de ensino superior no período no“pós covid-19”.
Moveu esta deputação para a visita, os efeitos causados pela pandemia do COVID-19 que deixou muitas empresas em situação de dependencia, incluído a UniPiaget.
O grupo parlamentar do MPD composto por 7 deputados foi recebido pelos representantes da UniPiaget, o Reitor, prof. Doutor Wlodzimierz Szymaniak, Vice-Reitora, prof. Doutora Joanita Rodrigues e a Administradora Geral, Dra. Roseli Monteiro.
A presidente do Grupo Parlamentar do MPD, Joana Rosa, congratulou-se com as medidas adotadas pela UniPiaget desde o início da pandemia, bem como as que se seguiram com o regresso às aulas presencias.
Joana Rosa realçou ainda a importância de as instituições de ensino superior do país traçarem medidas de sobrevivência “Pós-COVID” e implementar novas medidas que privilegiam os estudantes.
Defendeu, neste sentido, o estabelecimento de parceria com instituições e/ou empresas privadas que podem financiar os estudantes menos favorecidos e a promoção de formações voltadas para o continente Africano.
Refira-se que UniPiaget, adotou um conjunto de medidas flexíveis com objetivo de facilitar os seus estudantes. Concretamente, apresentou um plano de pagamento de acordo com as necessidades do aluno, promoveu a isenção de multas devido ao atraso no pagamento da mensalidade, creditou competências e desenvolveu várias outras ações voltadas para o estudante.
No decorrer do estado de emergência, conforme afirmou Roseli Monteiro, a UniPiaget sentiu-se obrigada a colocar alguns dos seus funcionários no regime do layoff, especificamente o pessoal de limpeza, auxiliares de administração e outras cujas funções não permitiam o teletrabalho.
Entretanto, lamentou e apontou algumas preocupações que têm afetado a desenvoltura da instituição, como é o caso da inexistência de uma legislação própria para Rádios Universitárias e a indisponibilidade do convénio com a INPS para a clínica escola de fisioterapia.
Os deputados puderam conhecer as instalações da UniPiaget, nomeadamente os estúdios da rádio e televisão e a clínica de fisioterapia.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados