Com a retoma das atividades presenciais no campus universitário da Praia, na passada segunda-feira, 08 de junho, a UniPiaget disponibilizou dois lavatórios móveis à entrada de cada bloco universitário para garantir a contenção da propagação do novo coronavírus (Covid-19) no seio académico.
A oferta de máscaras comunitárias aos colaboradores da instituição e respectivo uso obrigatório, e a limpeza dos espaços são, entre outras, medidas adotadas pela universidade, que têm sido cumpridas com todo rigor nestes primeiros dias.
Quanto à comunidade académica da UniPiaget, eis a sua opinião sobre o regresso, numa altura em que os casos confirmados de COVID-19 têm aumentado.
Jailson Dias, estudante do 3º ano do curso de Enfermagem, afirma que a retoma das aulas presenciais tem sido difícil, devido ao elevado número de alunos que compõem a sua turma.
Uma preocupação adicional deste estudante deve-se ao facto de ter que utilizar dois meios de transportes públicos para chegar à universidade, estando sujeito ao delicado e proibido contacto com outras pessoas que supostamente já tenham tido contacto com o COVID-19.
“Tem sido difícil, porque os autocarros em circulação estão em número reduzido, o que nos leva a esperar por mais tempo na rua, expondo-nos ao contacto com mais pessoas que têm de aguardar os mesmos meios de transporte para uma viagem conjunta” lamenta Jailson Dias.
Já na visão de Anatércia Cardoso, colaboradora da UniPiaget, a retoma das atividades presenciais poderá ser positiva, desde que todos cumpram com as medidas de prevenção individuais e colectivas.
“Para mim tem sido prazeroso, pois fico presente na instituição, podendo sair um pouco de casa. Penso, ainda assim, que o ideal seria que as aulas continuassem online, mas se há condições de retomar as atividades presenciais, esta é a melhor decisão” diz Anatércia.
De realçar ainda que a lecionação e avaliação do 2º semestre terão de terminar até o dia 30 de julho.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados