O Pólo da UniPiaget no Mindelo prepara-se para retomar as atividades letivas, agora num cenário académico presencial, estando a reabertura das sessões prevista para o dia 18 de maio.
Move a administração desta Universidade o levantamento do estado de emergência na Ilha de São Vicente, estando garantido o cumprimento de medidas protetoras e preventivas, aconselhadas pelo Ministério de Educação.
Numa entrevista à radio pública de Cabo Verde - RCV, o Prof. Doutor Wlodzimierz Szymaniak, reitor da UniPiaget declara que a instituição está a preparar um conjunto de orientações para minimizar os riscos de contágio pela covid-19 neste estabelecimento de ensino.
“Todas as medidas de prevenção serão tomadas, nomeadamente a higienização frequente da instituição, incremento interno de condições de lavagem das mãos, o respeito pelo distanciamento, a obrigatoriedade no uso das máscaras, ventilação adequada bem como a desinfeção constante com álcool e/ou álcool gel”, assegurou este responsável.
O Reitor realçou ainda que a UniPiaget – Polo do Mindelo – possui todas as condições necessárias para que esta retoma ocorra sem riscos de contágio.
Advertiu ainda que haverá alterações no calendário académico. Ou seja, em consequência desta pandemia, deixa de existir a época de avaliação do 2º semestre, até agora prevista para o período entre 6 a 18 de julho, com novas adaptações à situação que se está a viver. “Os docentes vão modificar as formas de avaliação para que possam ser incluídas no período letivo e o calendário académico do 2º semestre que deveria terminar no dia 13 de junho prolonga-se até o dia 18 de julho de 2020”, disse.
A retoma gradual das atividades letivas da UniPiaget no Mindelo está faseada, em resultado ao cumprimento das restrições decretadas pelas Autoridades Sanitárias e do Ministério da Educação.
Mantêm-se suspensas todas as atividades académicas e/ou culturais no átrio da instituição propensas à aglomeração de pessoas, apesar de a Ilha de São Vicente já ter saído do estado formal de emergência.
Refira-se que o campus da Praia, o maior do ponto de vista físico e de número de discentes e docentes, mantém paralisadas as aulas presenciais, em favor da modalidade online, aguardando o final do Estado de Emergência, previsto para 29 do corrente.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados