O Instituto de Apoio e Promoção Empresarial – Pro-Empresa, apresentou na tarde de terça feira, 10, na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde – campus do Palmarejo Grande, o programa “Empreender Universitário”, dirigido aos estudantes do último ano do curso e aos recém-formados de uma maneira geral.
Pretende o programa “Empreender Universitário” estreitar a relação entre os recéns formados e o mercado de trabalho, através de uma metodologia prática e competitiva, mas também promover o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras, identificar talentos empresariais no seio das comunidades académicas, bem como avaliar e premiar ideias e planos de negócios com potencial de sucesso.
A abertura do evento contou com a participação da administradora Geral da UniPiaget, Roseli Monteiro, que, na sua intervenção, mostrou a disponibilidade da Universidade Jean Piaget em auxiliar os seus estudantes a desenvolver e encubar as suas ideias de negócio.
Apresentado pela coordenadora do departamento de promoção do empreendedorismo e inovação da ProEmpresa, Marlene Lima, o concurso ao programa está estruturado em duas fases. Na primeira – Concurso Intrauniversitários – serão desenvolvidos os projetos ou ideias de negócios dentro das universidades; na segunda – Concurso Interuniversitário – desenvolvimento do plano do projeto de negócios, será uma competição entre as universidades.
Este concurso é destinado aos universitários do último ano de licenciatura, recém-formados e universitários nos cursos de mestrado.
Marlene Lima disse ainda que nesta primeira fase o principal objetivo é motivar o espírito empreendedor nos estudantes universitários, lembrando que a iniciativa é uma importante ferramenta geradora de emprego qualificado.
“Durante todo o processo, vamos disponibilizar monitores especializados nesta área para acompanhar o desenvolvimento das ideias de negócios e facultar espaços para a incubação na ProEmpresa.”
“O respeito pelo meio ambiente, a viabilidade, criatividade, inovação, qualidade e a sustentabilidade são pontos que não devem ser esquecidos durante a elaboração de um projeto ou ideia de negócio” – alerta Marlene Lima.
Com base nos projetos e respetiva apresentação serão escolhidas as melhores ideias. No total, cada universidade tem direito a apresentar oito equipas, cada equipa constituída no máximo por 5 interessados universitários.
Os três projetos vencedores receberão o prémio final de 250.000$00, 150.000$00 e 100.000$00 para os 1º, 2º e 3º lugares, respetivamente, a que se acresce a oportunidade de incubação.
14 de março é o prazo inicial para apresentação das candidaturas ao programa “Empreender Universitário”.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados