O lançamento do livro intitulado “Literacia Mediática e Informacional – Jornalismo Essencial”, do Jornalista Humberto Santos, terá lugar no anfiteatro B114 da UniPiaget, a 28 de fevereiro, pelas 18H.
Trata-se de uma obra de investigação cujo objetivo é contribuir para que os cidadãos, neste contexto de desordem de informação, possam assumir uma postura crítica perante o consumo de informações de forma a conseguirem distinguir, por um lado, o jornalismo profissional eivado de notícias credíveis, e do outro, notícias falsas na era dos fake news.
Segundo o autor, o livro aborda a função e o funcionamento dos media nas sociedades democráticas liberais.
Retrata ainda os desafios da Era Digital, aproveitando para falar de soluções e de ferramentas para a verificação da veracidade ou falsidade de informações que circulam nos medias tradicionais e nas redes sociais.
O livro é prefaciado pelo Reitor da UniPiaget, o Prof. Doutor Wlodziemierz Szymaniak, facto que, segundo Humberto Santos, justifica o seu lançamento nesta universidade.
Acrescenta que “dificilmente poderia encontrar um lugar melhor para o lançamento da sua primeira publicação, tanto mais que – enfatiza o autor – “trata-se da Universidade Jean Piaget, uma conceituada academia em diversas áreas, designadamente do jornalismo, e com projetos ambiciosos para o ensino da literacia mediática”.
A obra está estruturada em forma de perguntas e respostas para facilitar a compreensão dos assuntos abordados por um vasto público.
Foca sobretudo no jornalismo, mas alerta também para as consequências do comportamento on-line, designadamente nas redes sociais onde circula muita desinformação e as chamadas fake news.
A apresentação do livro estará a cargo do Prof. Doutor Daniel Medina e o lançamento reserva várias surpresas, assegura o autor da obra.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados