A docente e Coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Ana Moniz, quer que doravante mais estudantes de enfermagem façam estágios comunitários com intervenção na área psiquiátrica e saúde mental.
Trata-se, segundo disse, de uma forma de abrir novos caminhos para essa área. Acrescentou que em parceria com a universidade pretendem realizar palestras e outras ações junto das famílias que convivem com trastorno mental.
Assunto que ainda é um tabu na nossa sociedade, Ana Moniz acredita que a partir de datas importantes como o “Dia Internacional de Saúde Mental” ou “Dia do Suicido”, as doenças mentais podem ser melhor abordadas, num momento em que a população está mais sensível ao assunto.
A docente avança que durante os trabalhos de pesquisa e recolha de dados que resultaram na sua tese notou várias lacunas nas comunidades, principalmente após as “altas” dos doentes das clínicas de tratamento ou de reabilitação.
Sugere, por exemplo, a criação de uma terapia ocupacional, centros de apoio ou associações e acompanhamento nas comunidades que trabalham em prol da saúde mental.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados