O docente e investigador da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde Hélio Rocha alertou hoje para a epidemia do novo coronavírus, através de um vídeo que faz o ponto de situação e acompanhamento da doença que tem a China como epicentro.
Um vídeo produzido pela própria universidade, que traz os pontos mais importantes do surto, nomeadamente a etiologia do vírus, as estatísticas divulgadas até agora, as causas e as diversas formas de prevenção.
Hélio Rocha, doutorando em Saúde Global e Medicina Tropical, deixa o seu alerta e algumas recomendações, principalmente no que tangue à prevenção e formas de eliminação.
“Evitar tocar nos olhos e na boca com as mãos, comunicar as autoridades sanitárias os casos de eventuais sintomas respiratórios e evitar consumir carnes de animais crus ou mal passados”, recomendou.
Sobre o ponto de situação e acompanhamento do surto coronavírus na China, adiantou que neste momento a divulgação de informações verídicas é de suma importância a fim de tranquilizar os familiares dos jovens estudantes cabo-verdianos que ainda se encontram na China.
Frisa a necessidade de uma “mini formação” para os familiares, vizinhos e amigos dos jovens estudantes que regressaram da China, caso houver algum sintoma do vírus, pois o primeiro lugar onde o mesmo poderá alastrar é nas redondezas e junto aos familiares mais próximos.
Assim saberão como lidar com a referida situação que já tem mais de 43 mil pessoas infetadas, adiantou.
E quando questionamos das condições necessárias acaso haja casos de coronavírus no pais, o investigador alerta que Cabo Verde não possui condições dejetórios.
“O País não possui condições para detetar e confirmar casos de coronavírus, mas as condições já estão criadas para que as amostras sejam encaminhadas para o Instituto Pasteur, de Dakar, e para o Instituto Ricardo Jorge, em Portugal, se houver algum caso suspeito”, assegurou.
Não existe a lei de quarentena no pais, mas o docente acredita que estamos a cumprir todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde.
“Precisamos preparar-nos para o facto de que esse surto em particular estar a tornar-se numa epidemia global, que possivelmente poderá tornar numa pandemia” – frisa Hélio Rocha.
Hélio Rocha assegurou que a prevenção tem de ser preparada nessa perspetiva.
Por outro lado, a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde vem informando os seus docentes e discentes sobre a epidemia do novo coronavírus e as principais formas de prevenção e eliminação.
Desde o início do surto até agora já regressaram para Cabo Verde cerca de 30 estudantes que residiam na China.
O vídeo que alerta sobre o coronavírus estará disponível na página do Facebook da UniPiaget e na Web TV da universidade.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados