A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Pólo do Mindelo, abriu-se nesta quarta feira, 5 de fevereiro, para acolher uma exposição intitulada “A Magia das Imagens” – um olhar retrospetivo do arquivo fotográfico da Inforpress.
A exposição que está patente ao publico até 20 de fevereiro é fruto de uma parceria entre a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e a Agência Cabo Verdiana de Notícias – Inforpress, através de um trabalho conjunto de escolha, selecção e digitalização das mais emblemáticas fotografias de um passado recente.
A mesma tem como propósito dar a conhecer parte da herança fotográfica da Inforpress, como forma de valorizar e mostrar a importância das imagens para uma agência de notícia e para a memória colectiva de Cabo Verde e do mundo.
Outra intenção desta exposição é apresentar ao público de São Vicente, e não só, uma parte das fotografias da Inforpress como um testemunho da vida política, económica, cultural e social de Cabo Verde dos anos 70, 80 e 90 do século passado.
De recordar que uma réplica desta exposição – “A Magia das Imagens” – já havia sido realizada no Museu do Sal, em dezembro de 2018 e em julho de 2019, no âmbito das comemorações do 30º aniversário da Inforpress.
O reitor da UniPiaget, professor Doutor Wlodzimierz Szymaniak, explicou que a exposição que mostra imagens que datam de 1976 e dos anos subsequentes surgiu de uma casualidade feliz e resulta da primeira leva de mil imagens, num universo de 19 mil reproduções, atualmente digitalizadas.
Acrescentou que as fotografias mais antigas refletem as comemorações do primeiro ano de independência de Cabo Verde (1975), demonstrando a evolução do país através dos registos fotográficos.
Fernanda Vieira, presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, que também esteve presente na abertura da exposição, realça a importância desta iniciativa e afirma que ficou fortemente tocada e emocionada com os momentos refletidos e testemunhados nas e pelas fotografias.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados