A comissão especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude e Questões Sociais (ECSJDQS) da Assembleia Nacional (AN) pediu ontem, num encontro conjunto com a reitoria da UniPiaget, que esta instituição do Ensino Superior (ES) apoie na divulgação da nova lei do consumo do álcool.
O encontro deu-se no Campus do Palmarejo, na Praia, e foi ocasião para uma ampla discussão relativamente à problemática do consumo do álcool bem como da lei da paridade de género, dispositivos legais recentemente aprovados na AN e já em vigor.
Quiseram também os parlamentares partilhar a perceção social que têm recebido relativamente à adesão dos cabo-verdianos a estes dois documentos e apelar aos dirigentes da UniPiaget para a necessidade de apoiarem na consciencialização particular dos académicos para a questão específica do consumo abusivo do álcool.
A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, na pessoa do reitor, Professor Doutor Wlodzimierz Szymaniak, avançou que a universidade sempre contribuiu para o combate ao uso abusivo do álcool, sendo certo que raros são os casos de seus estudantes viciados no seio da universidade.
O último caso de alcoolismo, lembra a provedora dos estudantes, Marlene de Jesus, data-se de 2015. Tratava-se de um jovem estudante que, curiosamente driblou o vício com apoio da instituição, sendo disso prova o facto de ter concluído a sua licenciatura com nota de destaque.
A UniPiaget tem tomado as suas precauções desde sempre, segundo o seu Reitor, fazendo valer a prerrogativa de controlo de festas envolvendo estudantes dentro da instituição, mas também vetando a publicitação de bebidas alcoólicas no seu espaço físico. “Nem publicamos nem partilhamos cartazes ou posts relativos às bebidas alcoólicas”, assegurou esse responsável.
Sustentou a este propósito que nas atividades académicas e nos convívios realizados no espaço universitário são expressamente proibidos a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas.
O Laboratório de Pesquisa e Extensão – LAPE e Serviços da Provedoria do Estudante da universidade aparecem como grandes esteios de despistagem do álcool e de outros males colaterais que afetam os discentes e boa parte de elementos da sociedade que têm procurado estes serviços.
Justamente por isso, o Reitor da UniPiaget pediu o apoio da deputação visitante junto ao Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) no sentido de esta reconhecer a sua clínica de Fisioterapia, uma forma de abrir caminho à sua melhor rentabilização junto à comunidade social que dela tem feito uso sistemático.
Conforme avança a deputada Filomena Martins, a ECSJDQS da AN vai dar uma atenção especial a este pedido da universidade.
Outro ponto que esteve em discussão nessa visita é a lei da paridade. A ECSJDQS vai disponibilizar cartazes, folhetos e outros materiais de divulgação desta lei na universidade.
No decorrer da visita os deputados e técnicos da Assembleia Nacional participaram numa visita guiada às instalações, particularmente a mediateca, o estúdio de televisão, a clínica de fisioterapia e os laboratórios da UniPiaget.
Trabalhar mais na sensibilização com a realização de palestras, produção de programas na Web TV da UniPiaget sobre a nova lei de álcool foram algumas sugestões deixadas pelos deputados e técnicos da Assembleia Nacional à administração da UniPiaget.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados