Após um ano de preparação, a Clínica de Fisiterapia da Universidade Jean Piaget beneficiou esta manhã de um Upgrade, traduzido num leque de equipamentos novos e modernos, fruto da cooperação entre a UniPiaget e a Embaixada da Polónia em Dakar.
Trata-se da realização prática de um projeto, concretizado no âmbito da política de ajuda ao desenvolvimento da Polónia, avaliado em mais de dois mil contos cabo-verdianos e que permitiram à aquisição de equipamentos inovadores, como por exemplo, as ondas de foque.
O momento foi todo ele eivado de simbolismo, tendo decorrido num ambiente trilingue, com o reitor da UniPiaget, Prof. Doutor Wlodzimierz J. Szymaniak a dar as boas vindas na língua polaca; a Drª Vanusa Brazão, responsável pela Clínica de Fisioterapia da UniPiaget a explicar, em inglês, a “boa utilização que os equipamentos vão merecer”; a Administradora-Geral da UniPiaget, Roseli Rocha Monteiro a utilizar a língua francesa para falar “num grande momento da universidade” e num “trabalho de equipa”; e a embaixadora da Polónia, Srª Margareta Kassangana, também falando em francês, para dizer que está “contente por contribuir para o desenvolvimento da UniPiaget… e de Cabo Verde”.
Para o Reitor da UniPiaget, “esta clínica é um orgulho de uma universidade que está aberta à sociedade”
“Graças ao apoio polaco, vamos alargar o leque das nossas actividades. Recebemos hoje uma autêntica prenda de Natal”, frisou o reitor para também assegurar que a Polónia e seu povo sempre tiveram uma estima por Cabo Verde e pelo seu povo, havendo histórias interessantes que, no passado – recente e longínquo – envolveram, na paz, polacos e cabo-verdianos.
Para Vanusa Brandão, com esses equipamentos o tratamento fica facilitado, devido ao factor tempo, fazendo com que ela, seus colaboradores, estudantes, estagiários e outros tenham disponibilidade maior para um número maior de pacientes. A mesma reforçou o convite a toda comunidade académica e ao público em geral para visitarem e aderirem às sessões de fisioterapia proporcionadas pela renovada clínica da universidade.
Por sua vez, a embaixadora Margareta Kassangana mostrou a sua satisfação em fazer parte deste momento, principalmente porque, segundo disse, existe uma semelhança na cultura dos dois povos (cabo-verdianos e polacos) e uma boa relação entre a Polónia e Cabo Verde.
“Espero que isto concorra para melhorar a qualidade de vida dos cabo-verdianos. Espero que o projecto contribua não só para o melhoramento da universidade e da vossa qualidade de vida e dos cabo-verdianos, mas também para o reforço da cooperação entre Cabo Verde e Polónia noutros domínios”, sustentou.
“O projecto não começou agora. Lembro-me do ano passado, quando aqui estive com o vosso reitor. Falamos bastante. Fiquei impressionada desde então com a situação da UniPiaget”, lembrou a diplomata.
A Clínica de Fisioterapia surgiu com o objetivo de facultar aos estudantes da UniPiaget a parte prática, para saírem da academia com aperfeiçoamento profissional e facultar também a sociedade menos favorecida o acesso aos cuidados de fisioterapia, um serviço de equidade e humanização.
Segundo a estudante do 3º ano de Fisioterapia Maísa Barbosa – agora falando em língua portuguesa – este é um momento satisfatório, pois a clínica sempre teve materiais, mas agora com equipamentos de fisioterapia modernos, podem praticar tudo quanto aprendem na sala de aulas teóricas com mais eficácia. Só faltou falar em crioulo, mas este será seguramente a língua de tratamento sanitário e social no dia-a-dia.
A reinauguração da Clínica de Fisioterapia, pela Embaixadora da Polónia, Srª Margareta Kassangana e pela Administradora-Geral da UniPiaget, Roseli Rocha Monteiro, contou ainda com as presenças do reitor da universidade, representantes do Instituto Nacional da Saúde Pública, estudantes do curso de Fisioterapia, docentes e demais colaboradores da instituição.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados