A UniPiaget associou-se hoje às comemorações do dia Internacional dos Direitos Humanos que este ano decorre sob o lema “Inclusão Para Mais Direito”, uma forma de promover os direitos dos jovens com deficiência.
A iniciativa, que surge como elemento de avaliação da disciplina de Fundamento dos Direitos Humanos, Cidadania e Cultura da Paz, do 3º ano do curso de Ciências de Educação, tem por objetivo a integração dos alunos com necessidades educativas especiais em atividades socioeducativas.
“A ideia de realizarmos esta atividade na nossa universidade resulta do crédito que depositamos nas escolas, como espaços de assunção da Educação Inclusiva, mas também enquanto um dos seus princípios fundamentais”, frizou Marlene de Jesus, docente da UniPiaget e coordenadora do projeto “Inclusão Para Mais Direito”.
Conforme a mesma, o evento serviu para valorizar a importância dos Direitos Humanos e criar melhores condições para a vida dos jovens com necessidades educativas especiais no seio da UniPiaget.
As atividades incluíram uma conversa aberta sobre “os direitos das pessoas com deficiência em Cabo Verde; apresentação do estudo “Avaliação postural e de equilíbrio em deficientes visuais vinculadas à Associação de Deficientes Visuais de Cabo Verde na cidade da Praia”, pela Dra. Luana Évora - Licenciada em Fisioterapia na UniPiaget, sem esquecer vários outros momentos culturais.
Para o estudante Anderson Macedo, do curso de Ciências da Educação, que participou nas atividades, esta é uma iniciativa de extrema importância pois mostra que a universidade tem pensado sempre nos alunos com deficiências, procurando formas mais adequadas de fortalecer a inclusão.
De realçar que a celebração do dia Internacional dos Direitos Humanos na UniPiaget, iniciativa virada para os jovens com necessidades educativas especiais, contou também com a presença de representantes da ADEVIC e do Comité Paralímpico Cabo-verdiano.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados