A UniPiaget de Cabo Verde apresentou ontem, dia 15, o projeto “Universidade Amiga do Idoso”, evento que teve lugar no Palácio do Governo, na Praia, por ocasião do II congresso para o Envelhecimento Ativo e Saudável.
A cerimónia de apresentação, que esteve a cargo da coordenadora da escola clínica de fisioterapia da UniPiaget, professora Vanusa de Pina, tem como lema “Viagem para a mesma idade” – ONU 2019.
O projeto “Universidade Amiga do Idoso” tem como objetivos estimular as especializações e formações na área do envelhecimento humano, promover a difusão os conhecimentos sobre a necessidade especificas dos idosos e sensibilizar a comunidade académica pela problemática do envelhecimento patológico.
O projeto será implementado nas ilhas de Santiago e de São Vicente.
De acordo com a docente Vanusa de Pina, a UniPiaget tem dado todo o suporte em prol do envelhecimento saudável com intervenções, tanto na instituição de ensino como nas comunidades, através de trabalhos práticos.
Vanusa de Pina entende ainda que com a abertura do mestrado em Gerontologia na UniPiaget poder-se-á desenvolver mais competências para o desempenho de funções de análise das políticas sociais e de saúde, sem ignorar aspetos jurídicos e da sua operacionalização nos contextos concretos de vida dos idosos.
O dia internacional da pessoa idosa, 01 de outubro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1991. Visa, entre outros aspetos, garantir o direito de envelhecimento com dignidade e satisfazer a necessidade de consciencialização social sobre as mudanças de atitudes em relação a pessoa idosa.
Esse dia configura-se também como ocasião para recomendação de estratégias para políticas públicas direcionadas para esse grupo social.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados