O reitor da UniPiaget, Professor Doutor Wlodzimierz Szymaniak, e o docente José Mário Correia participaram no dia 14 de outubro, enquanto oradores, numa conferencia subordinada ao tema “Fake News – Impacto e Mecanismos de Combate”.
O evento, que teve como palco o auditório do Instituto Camões, na cidade da Praia, foi promovido pela Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) em parceria com a Direcção-Geral da Comunicação Social e a Agência de Notícias de Portugal (LUSA), e esteve aberto a jornalistas, estudantes, políticos e outros interessados na questão.
Foi um momento para que os conferencistas refletissem sobre os Fake News, mas sobretudo, para que lançassem pistas para o seu combate, sob pena de se comprometer a verdade informativa em Cabo Verde e no mundo.
O reitor da UniPiaget foi um dos oradores no painel relativo ao tema “As Fake News: Origem, Características e Principais Tendências”. Ele aproveitou o momento para citar alguns exemplos de “Fake News” que, segundo ele, tem afetado a sociedade Cabo-verdiana nos últimos tempos.
Lembrou também o caráter mitológico dos Fake News e advertiu pelo facto de não obstante os mesmos terem um carácter perverso mas que o seu efeito social acabará por se desfazer com o tempo.
O professor José Mario Correia, na qualidade de ex-PCA de Inforpress ressaltou os desafios enfrentados pela agência Inforpress, bem como o seu papel no combate às notícias falsas.
Para além do Reitor e do professor José Mário Correia, a UniPiaget esteve também representada pelos alunos do 4º ano do curso de Ciências da Comunicação.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados