Iazalte da Moura, estudante de Direito da UniPiaget, faz parte do trio de jovens que criaram a plataforma “Casas Morabesa”, lançada há dias, na Praia.
Trata-se de uma plataforma destinada a proporcionar as famílias cabo-verdianas a oportunidade de disponibilizar as suas proprias casas aos turistas mostrando-lhes a boa gastronomia tradicional do arquipelago.
Essa plataforma serve de intermediador do turista que busca uma forma diferente e aconchegante de conhecer os pratos típicos cabo-verdianos, proporcionando, concomitantemente, a familia anfitriã o gosto de mostrar Cabo Verde através do paladar.
Segundo o estudante Iazalte da Moura, está é uma forma de várias familias terem um espaço para se dedicarem à gastronomia tradicional do país, e ainda preservar a cultura através do ideal “Comida é Cultura”.
A plataforma www.casasmorabeza.com esta disponível a todos que têm uma casa e que queiram contribuir na promoção da comida tradicional de Cabo Verde.
Funciona da seguinte forma: uma familia ou uma pessoa individual cadastra-se e, de acordo com as suas condições, cria o seu próprio menu, especificando o nome do prato tradicional e o respectivo preço. De seguida, a administração da plataforma analisa e define a sua taxa ao menu e divulga-o para que os turistas possam fazer a sua escolha.
Por sua vez, o comensal define em que familia será recebido, agora para um convivio à volta de uma mesa totalmente tradicional.
O estudante da UniPiaget, realçou ainda que as familias não terão que alojar os turistas, mas sim será apenas para proporcionar bons momentos entre um nacional e um estrangeiro numa boa morabesa.
A plataforma www.casasmorabeza.com foi lancada no passado dia 22 de Julho.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados