“A magia das imagens” é um olhar retrospetivo sobre o Arquivo Fotográfico da Inforpress que exibe uma série de recordações, desde a vida quotidiana da comunidade cabo-verdiana nos tempos idos, de natureza militar, entre outras imagens da independência de Cabo Verde.
A exposição decorre no Museu de Santa Maria, Ilha do Sal, e está patente ao público desde sexta-feira, 6 até ao dia 19 de julho.
A iniciativa, que conta com a parceria da Universidade Jean Piaget, já foi realizada na Praia, em dezembro de 2018, e está agora no Museu do Sal, inserida no âmbito das comemorações do 30.º aniversário da Agência de Notícias cabo-verdiana - Inforpress.
A coleção exposta é fruto de um trabalho de digitalização que foi iniciado em 2011 em parceria com a Universidade Jean Piaget.
A presente exposição, que tem como propósito dar a conhecer parte do espólio fotográfico da Inforpress como um testemunho de vida em Cabo Verde, visa também valorizar e mostrar a importância das imagens para uma Agência de Notícias, que a cada dia “ganha mais relevância” no novo cenário mediático, caracterizado pelos utilizadores “não têm tempo” e assente no lema “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Para o reitor da UniPiaget e curador desta exposição, Wlodzimierz Szymaniak, esta exibição fotográfica mostra a evolução das vivências em Cabo Verde ao longo dos anos, apresentando fotografias que datam de 1976, aconteceu num dia especial, 05 de julho, Dia da Independência Nacional.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados