A universidade Jean Piaget de Cabo Verde foi palco de uma conversa aberta sobre “Violência no Namoro”, no passado dia 10 de maio. Esta foi uma iniciativa dos alunos e docentes do curso de Psicologia, no âmbito das atividades da semana de campo na UniPiaget.
A conversa aberta contou com a participação do Dr. Paulino Moniz, da Associação Laço Branco de Cabo Verde e da Dr.ª Svetla Borja, técnica voluntária da Associação Cabo Verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género, que há muitos anos têm vindo a desenvolver ações de sensibilização junto dos jovens e dos adolescentes, a fim de alertar para a problemática da Violência no Namoro. A conversa foi mediada pela aluna do 3º ano do curso de psicologia, Yanira Có.
Os intervenientes aproveitaram o momento para revelar aos alunos os mais diversos tipos comportamentos que constituem violência no namoro, muitas vezes não identificados como tal, nomeadamente, a proibição do uso de certas roupas, o impedimento de sair com amigos ou de se divertir com outras pessoas, o excesso de cuidado e de ciúmes e a obrigação dos atos sexuais.
Os alunos e docentes da UniPiaget participaram ativamente na conversa, colocando questões ou acrescentando testemunhos ou pontos de vista que complementaram os tópicos desenvolvidos pelos dinamizadores da atividade e enriqueceram o momento de partilha.
Os académicos presentes valorizaram a iniciativa uma vez que este é um problema muito presente na nossa sociedade.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados