A Prof.ª Doutora Lara Ferrero Gómez esteve a participar, de 23 a 27 de junho de 2025, em Accra, Ghana, no training internacional e no 5º Encontro da rede WAASuN, este ano baixo o lema “Construir sistemas resilientes para prevenir e mitigar surtos de doenças transmitidas pelo Aedes em África”.
Nos dois primeiros dias teve lugar o training “Sharing Vector Data to Prevent and Control Vector-Borne Diseases,”, organizado pelo Global Biodiversity Information Facility (GBIF) e pelo Special Tropical Diseases Research and Training Program (TDR) da OMS.
O objetivo da formação, na qual participaram investigadores selecionados de um avultado número de candidaturas, é a apresentação dos aspetos práticos da publicação de dados sobre vetores de doenças através de infraestruturas globais de acesso aberto, como o GBIF, e através de artigos científicos.
De 25 a 27 de junho decorreu o 5º Encontro geral e anual da Rede WAASuN, no qual participaram 19 países da Africa Ocidental, colaboradores locais como o Noguchi Medical Research Institute e colaboradores internacionais como a Universidade de Florida e de Princenton, empresas do setor como Valent Biosciences e Envu, e os parceiros de desenvolvimento, OMS, CDC-Atlanta e GIBF.
Durante o encontro se apresentaram as atualizações sobre o progresso, os desafios e os esforços contínuos dos países para reforçar a vigilância do Aedes e a preparação para surtos. Cabo Verde está representado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e pela UniPiaget, quem apresentou os estudos de competência vetorial para os vírus zika e chikungunya, realizados junto com a Fiocruz, parceiros de longa data.
Este encontro é uma plataforma vital para promover a colaboração, partilhar experiências e avançar coletivamente na resposta regional às doenças transmitidas pelo Aedes, como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados