O Centro Interuniversitário de Estudos Interdisciplinares em Migrações, Género e Desenvolvimento Sustentável da UniPiaget conferiu nesta sexta-feira, 27 de junho de 2025, à distinta artista Lura, o Diploma de Madrinha Honorária, em reconhecimento ao seu valioso contributo para a valorização da cultura cabo-verdiana e da diáspora, e pelo seu compromisso com causas sociais e humanas que inspiram transformação.
Para a Reitora Joanita Rodrigues, o centro representa um espaço de produção de conhecimento capaz de contribuir para políticas públicas baseadas na ciência, com destaque para as áreas das migrações, género e sustentabilidade. O projeto inclui estudantes desde a licenciatura até ao doutoramento.
No evento que contou com a bênção do Padre Constantina e momentos culturais apresentados por estudantes do primeiro e do quarto ano da UniPiaget, Lura manifestou-se honrada com o convite que recebeu da profª Gertrudes de Oliveira, e destacou que, através da sua música, tem procurado valorizar a identidade cabo-verdiana e promover o diálogo entre culturas. Segundo a artista, esse papel cultural tem sido também uma forma de ligação às suas origens.
A Diretora do centro, professora Gertrudes de Oliveira realçou a importância da ligação entre universidade, sociedade civil e diáspora, da necessária articulação entre a investigação científica e a intervenção social e cultural, destacando que Lura representa a força da mulher cabo-verdiana e a riqueza da interculturalidade que caracteriza a nossa cultura.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados