A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, em parceria com a Associação Cabo-verdiana de Ecoturismo (ECOCV), promoveu, no dia 28 de fevereiro, um workshop dedicado à adaptação às mudanças climáticas através do uso sustentável dos recursos marinhos, com enfoque na valorização das macroalgas marinhas e na capacitação das comunidades locais.
O evento contou com a presença da Magnífica Reitora da UniPiaget, Joanita Rodrigues, da Administradora-geral, Elisabete de Pina, e de Artemisa Gonçalves, representante da ECOCV. Entre os palestrantes estiveram o Prof. W. J. Szymaniak, Edita Magileviciute (ECOCV), Dr. Thierry Tonon (Universidade de York, Reino Unido), Dr. Leonardo Gomez (Universidade de York) e Dra. Lindsay Stringer (Universidade de York). O evento reuniu ainda docentes, estudantes da UniPiaget e outros convidados.
O workshop foi dividido em duas partes. Na primeira, foram abordados temas importantes para a adaptação climática e o aproveitamento sustentável das macroalgas marinhas. O Prof. W. J. Szymaniak iniciou com uma apresentação sobre “A importância da literacia oceânica nos curricula universitários.
Seguiram-se temas sobre:
Valorização das macroalgas marinhas para mitigação das mudanças climáticas e capacitação das mulheres nas zonas rurais de Santiago, pela Edita Magileviciute;
Composição da biomassa e suas aplicações, pelo Dr. Thierry Tonon;
Estratégias para a valorização da biomassa de algas marinhas, pelo Dr. Leonardo Gómez;
Valorização de resíduos e inovação nas comunidades locais a nível global: oportunidades e desafios, pela Dra. Lindsay Stringer;
Apresentação dos resultados dos inquéritos socioeconómicos nas comunidades de Praia Baixo e Moia Moia, pela Prof.ª Marlene de Jesus e o estudante Adilson Coronel.
Os palestrantes enfatizaram a importância das macroalgas marinhas, apresentando exemplos práticos e estudos que destacam o seu potencial na agricultura, pecuária e outras áreas.
Na segunda parte do evento, os participantes foram divididos em dois grupos de discussão, moderada pela mestre Edita Magileviciute e Dra. Artemisa Gonçalves. O primeiro grupo, liderado pela Dra. Artemisa, debateu os desafios e benefícios socioeconómicos da valorização das macroalgas marinhas, enquanto o segundo grupo, orientado pela mestre Edita, analisou aspetos técnicos e ecológicos para a introdução desses produtos no mercado nacional.
As conclusões das discussões foram partilhadas entre os participantes, seguidas de uma visita guiada a uma exposição sobre literacia oceânica.
A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde agradece a presença e o envolvimento de todos, reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização dos recursos marinhos como estratégia de adaptação às mudanças climáticas.
© 2025 - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Todos os direitos reservados